26.9.13

Nomeações

Paolo Pinamonti no Teatro de São Carlos (© Público)

Há poucas semanas soube-se que o pianista Adriano Jordão tinha sido nomeado vogal da OPART, "com responsabilidade directa nos pelouros artísticos", em substituição do maestro César Viana. Mais recentemente, soube-se que Joana Carneiro tinha sido nomeada maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa e que Paolo Pinamonti assume as funções de "consultor artístico encarregado da programação".
Segundo o Público, a Secretaria de Estado da Cultura informa que "a programação do primeiro semestre de 2014 será apresentada no fim de Novembro" e que se pretende "retomar as apresentações das temporadas completas a partir da temporada de Setembro 2014/Julho 2015". Cá estaremos para ver. Assim sobre algum dinheiro do magro orçamento e tudo isto não passe de mais uma incorrecção factual.

Para já, Pinamonti não deverá deixar a direcção artística do Teatro da Zarzuela e Joana Carneiro manterá os seus cargos e funções junto da Orquestra Gulbenkian.
O crítico Augusto M. Seabra diz, num artigo onde também podemos ler algumas opiniões de Rui Vieira Nery e de Alexandre Delgado, que sem a resolução de vários problemas estruturais, "as recentes nomeações são uma semi-solução que arrisca ser completamente inconsequente".

Não que nos sirva de consolo, mas Madrid e Barcelona também não andam muito bem. O Teatro Real despediu Gerard Mortier e substituiu-o por Joan Matabosch (deixando o Liceu sem director artístico), mas acabou por criar o cargo de consultor artístico para re-empregar o Barão Mortier e tudo terminar em paz.

15 comentários:

  1. Que grande confusão. Não estou a ver como essas personalidades todas se vão entender. Nem que haja dinheiro para programar temporadas, ou os nomeados arrastam mecenas?

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    1. Também não sei. Aguardo para ver.

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    2. Pode ser pior que 2012/13 ? mmm

      ( mesmo Madrid estando mal, como está, ter uma rotação de produções Madrid-Lisboa era um mal menor)

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    3. Pinamonti está no Teatro da Zarzuela, não no Real. Mas sim, seria interessante uma relação estreita entre os teatros ibéricos.

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    4. E actualmente quem está pior é Barcelona, não Madrid.

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    5. A temporada de Madrid, ui, bem mazinha...

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    6. Por alguma razão eles estavam descontentes com Mortier, Mário.
      (Mas quando eu disse que Barcelona está pior que Madrid referia-me a orçamentos e cortes, não à programação.)

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  2. Face ao limbo institucional no qual São Carlos se encontra imerso, o estabelecimento de parcerias com alguns congéneres ibéricos (Madrid, Barcelona, Bilbao, Valência, Sevilha) propiciaria, potencialmente, a supressão, ainda que parcial, de uma flagrante insuficiência no que ao fluxo de produções operáticas se reporta.

    Estou em crer que estratégias programáticas fundadas na reactivação de co-produções, aposta em reposições ou reabilitação de encenações passíveis de rotulação "histórica" afigurar-se-iam consentâneas com o actual período de constrições verdadeiramente draconianas.

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    1. Completamente de acordo, Hugo. Acrescentaria ainda o Teatro Campoamor de Oviedo, que também vai tendo uma programação interessante.

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    2. Bem visto. Por este caminho, até o Teatro Calderón de Valladolid: Guilherme Tell, Clemenza de Tito...

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  3. Curiosa esta notícia que diz que Mortier, como consultor artístico do Real, ganhará o dobro do salário de Matabosch. A ser verdade, que belo negócio!

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  4. Anónimo30.9.13

    Vocês vivem em que mundo? co-produções?!? Meus amigos o Teatro São Carlos neste momento mal tem dinheiro para pagar ordenados! Enquanto não se souber o real orçamento que o Teatro terá daqui para a frente, tanto faz lá estar o Pinamonti como qualquer outro! Sem dinheiro não há palhaços, nunca ouviram dizer?

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    1. Vivemos neste, Anónimo. Neste.

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    2. anónimo, porque é que diz que as co-produções são mais caras? estou interessado em aprender mais sobre isso. a sério!

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  5. Também tenho muitas dúvidas sobre este modelo que cinde a actividade de programador e de director do teatro propriamente dito. Perante uma situação de grande escassez orçamental, a actividade de programação tem de ser muito bem articulada e delineada, de modo a ser concretizável financeiramente. O que pode redundar numa fonte de conflitos, especialmente se tivermos em mente que Pinamonti não é alguém que se contenta com a mediocridade.

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